C.N.S.R. fecha parceria com nova companhia de Teatro

0
1111

Cia Ática, do diretor Messias Carvalho, será a responsável pelas aulas de Teatro e propõe uma nova abordagem para o aprendizado na arte de atuar

APRESENTAÇÃO

O Teatro enquanto ferramenta de aprendizado tem grande importância para o desenvolvimento de potencialidades, tanto para quem deseja apenas extravasar a criatividade e melhorar seu poder de comunicação, como também para quem quer conhecer a base da formação em teatro. O fazer teatral traz incontáveis benefícios para crianças e adolescentes, que poderão através do teatro, exercitar e melhorar sua expressão corporal, sua dicção, sua concentração e sua sensibilidade, ferramentas necessárias para uma boa comunicação.

OBJETIVO GERAL:

Oportunizar aos alunos situações que exigirão o exercício da sensibilidade, da fala, do corpo, da criatividade, da agilidade, do equilíbrio, da concentração, entre outras ferramentas de comunicação e expressão importantes para o seu crescimento pessoal e coletivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Montagem de esquetes e/ou espetáculos teatrais em que os alunos terão o contato direto com o público através de apresentações em eventos locais e regionais;
  • Exercitar e aprimorar consciência e linguagem oral e corporal, valorizando a integração e o trabalho coletivo;
  • Buscar a compreensão e o entendimento dos temas tratados, afim de construir o pensamento lógico e claro nos alunos, despertando e incentivando a sensibilidade e consciência da importância do outro no trabalho coletivo e convívio social;
  • Desenvolver através do teatro uma ferramenta colaborativa para estimular e revelar o potencial artístico de cada aluno;
  • Estimular a criatividade, a interdisciplinaridade, o trabalho coletivo e a pesquisa, colaborar para uma formação mais humana, desenvolver e estimular a disciplina, a boa educação e a responsabilidade.

MÉTODO:

O curso de Teatro é apresentado aos alunos em dois momentos distintos:

Primeiro Momento – Criação de vínculo e confiança;

O primeiro contato com a aula se dá através de dinâmicas ludo-recreativas que trabalham para a aproximação afetiva, criação de vínculo e de confiança entre os alunos. Todas as atividades são elaboradas a partir de jogos lúdicos que trabalham nos alunos objetivos técnicos adaptados para atender e entender através do jogo teatral o interesse e as necessidades do grupo e de cada indivíduo. Todo o conteúdo é adaptado para as faixas etárias de cada turma de acordo com a compreensão motora, cognitiva e intelectual dos indivíduos e do grupo. Já neste primeiro momento as atividades desenvolvidas trabalham para alcançar os objetivos do curso, como: regras e conceitos do teatro em práticas de concentração, vínculo, confiança, respeito com o outro e com o grupo, regras e acordos de convivência coletiva, boa comunicação, entre outras atividades similares.

Segundo Momento –  Treinamento teórico prático de técnicas artísticas e de interpretação.

No segundo momento será trabalhada a construção de peças teatrais, com treinamento específico para a criação artística, dinâmicas e jogos pedagógicos voltados para o teatro. Introdução à história do teatro, jogos de espontaneidade, expressão vocal, expressão corporal, jogos de imaginação, criatividade e improvisação, musicalização e sonoridades para o teatro, jogos de interpretação em que o aluno adquire técnicas para o domínio da criação cênica, estudo de texto e criação de personagens, entendimento do texto e as características dos seus personagens, confecção de cenário, figurinos, criação de desenho de luz, maquiagem e outros saberes necessários para fomentar nos alunos segurança e liberdade em suas atuações.

MESSIAS CARVALHO

ATOR/DIRETOR/DRAMATURGO/ARTE-EDUCADOR

Iniciou sua caminhada profissional em 1998, com atuações por importantes grupos do cenário teatral paulista. Em 2009 junto as atrizes Mirela Pizani e Ana Almeida fundou a Cia Ática, onde atua como diretor artístico, ator e dramaturgo. Como ator está no elenco dos espetáculos “Crime e Castigo” de Fiódor Dostoiévski -Direção de Raúl Rodrigues da Silva, “o som das cartas” de Guy de Maupassant, com direção de Ana Almeida, e também na direção do infantil “A Fábula Desencantada” todos em repertório da Cia Ática. Atualmente está em processo de direção do espetáculo “Nada de Dois” de Pedro Mexia com estreia prevista para novembro de 2018. Iniciou seu trabalho como arte-educador em 2002 com oficinas de teatro para crianças e adolescentes em Associações e escolas particulares. Em 2015 recebeu o Prêmio Internacional Simón Bolívar – Premio Al Ascenso De Una Trayectoria – por seu engajamento na difusão do teatro Sul Americano. Como ator participou de festivais nacionais e internacionais de teatro com nomeações e prêmios em diversos deles.

 

GOSTOU? DEIXE UM COMENTÁRIO!

Please enter your comment!
Please enter your name here