Cia Ática, do diretor Messias Carvalho, será a responsável pelas aulas de Teatro e propõe uma nova abordagem para o aprendizado na arte de atuar
APRESENTAÇÃO
O Teatro enquanto ferramenta de aprendizado tem grande importância para o desenvolvimento de potencialidades, tanto para quem deseja apenas extravasar a criatividade e melhorar seu poder de comunicação, como também para quem quer conhecer a base da formação em teatro. O fazer teatral traz incontáveis benefícios para crianças e adolescentes, que poderão através do teatro, exercitar e melhorar sua expressão corporal, sua dicção, sua concentração e sua sensibilidade, ferramentas necessárias para uma boa comunicação.
OBJETIVO GERAL:
Oportunizar aos alunos situações que exigirão o exercício da sensibilidade, da fala, do corpo, da criatividade, da agilidade, do equilíbrio, da concentração, entre outras ferramentas de comunicação e expressão importantes para o seu crescimento pessoal e coletivo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Montagem de esquetes e/ou espetáculos teatrais em que os alunos terão o contato direto com o público através de apresentações em eventos locais e regionais;
- Exercitar e aprimorar consciência e linguagem oral e corporal, valorizando a integração e o trabalho coletivo;
- Buscar a compreensão e o entendimento dos temas tratados, afim de construir o pensamento lógico e claro nos alunos, despertando e incentivando a sensibilidade e consciência da importância do outro no trabalho coletivo e convívio social;
- Desenvolver através do teatro uma ferramenta colaborativa para estimular e revelar o potencial artístico de cada aluno;
- Estimular a criatividade, a interdisciplinaridade, o trabalho coletivo e a pesquisa, colaborar para uma formação mais humana, desenvolver e estimular a disciplina, a boa educação e a responsabilidade.
MÉTODO:
O curso de Teatro é apresentado aos alunos em dois momentos distintos:
Primeiro Momento – Criação de vínculo e confiança;
O primeiro contato com a aula se dá através de dinâmicas ludo-recreativas que trabalham para a aproximação afetiva, criação de vínculo e de confiança entre os alunos. Todas as atividades são elaboradas a partir de jogos lúdicos que trabalham nos alunos objetivos técnicos adaptados para atender e entender através do jogo teatral o interesse e as necessidades do grupo e de cada indivíduo. Todo o conteúdo é adaptado para as faixas etárias de cada turma de acordo com a compreensão motora, cognitiva e intelectual dos indivíduos e do grupo. Já neste primeiro momento as atividades desenvolvidas trabalham para alcançar os objetivos do curso, como: regras e conceitos do teatro em práticas de concentração, vínculo, confiança, respeito com o outro e com o grupo, regras e acordos de convivência coletiva, boa comunicação, entre outras atividades similares.
Segundo Momento – Treinamento teórico prático de técnicas artísticas e de interpretação.
No segundo momento será trabalhada a construção de peças teatrais, com treinamento específico para a criação artística, dinâmicas e jogos pedagógicos voltados para o teatro. Introdução à história do teatro, jogos de espontaneidade, expressão vocal, expressão corporal, jogos de imaginação, criatividade e improvisação, musicalização e sonoridades para o teatro, jogos de interpretação em que o aluno adquire técnicas para o domínio da criação cênica, estudo de texto e criação de personagens, entendimento do texto e as características dos seus personagens, confecção de cenário, figurinos, criação de desenho de luz, maquiagem e outros saberes necessários para fomentar nos alunos segurança e liberdade em suas atuações.
MESSIAS CARVALHO
ATOR/DIRETOR/DRAMATURGO/ARTE-EDUCADOR