Teatro é a arte do encontro, no teatro a relação com o outro está em todas as etapas, através do teatro os alunos podem extravasar a criatividade, libertar sua sensibilidade e melhorar sua comunicação. Através dos jogos teatrais os alunos desenvolvem suas potencialidades brincando, aprendem a vencer seus medos através do jogo, aprendem a controlar sua ansiedade, experimentam através de exercícios específicos o controle de todo o seu aparelho criativo, (corpo/voz/respiração/sensibilidade/criatividade). O teatro potencializa o aprendizado, tanto para quem deseja apenas e melhorar seu poder de comunicação, como também para quem quer conhecer a base da formação em teatro.
POR QUE FAZER TEATRO?
O Teatro desenvolve, potencializa, exercita, o teatro cura!
Autoestima
Os jogos teatrais estimulam as relações interpessoais e a iniciativa, onde o aluno descobre gradativamente seu potencial humano e artístico;
Timidez, Empatia, tolerância e trabalho em equipe
Teatro é a arte do encontro, no teatro a relação com o outro está em todas as etapas. A interação entre personagens em um texto, ou mesmo os momentos de criação coletiva, os jogos que viabilizam oaprimoramento das relações sociais. A capacidade de se relacionar com uma plateia é um aprendizado que certamente será útil em todas as áreas de trabalho;
Concentração
O aluno precisará de muita concentração para interpretar um personagem e ao mesmo tempo ter o domínio de suas percepções como ator, além de aprender a dominar a ansiedade para focar no contexto sem se dispersar com pensamentos aleatórios;
Memorização e Imaginação
Para memorizar textos e ações o ator faz diversos exercícios diários que estimulam o raciocínio e desenvolvem a capacidade de criar métodos próprios de memorização;
Empatia, tolerância e trabalho em equipe
A interação entre personagens em um texto, ou mesmo os momentos de criação e performances coletivas viabilizam o aprimoramento das relações sociais;
Jogo de cintura
Através de exercícios de improvisação, a criatividade é estimulada, desenvolvendo o raciocínio rápido, e assim, ampliando nossa capacidade de agir com calma diante de adversidades na vida, e não somente no palco;
Saúde
Através do treinamento físico, o teatro auxilia na manutenção de um corpo sadio, flexível e pronto para o jogo teatral. As atividades corporais melhoram a capacidade respiratória, resistência física, flexibilidade, coordenação e mobilidade corporal;
Enriquecimento cultural
O estudo aprofundado de obras e autores do mundo do teatro e o contato com todas as formas de arte ampliam o seu repertório cultural do aluno;
Responsabilidade
Encenar uma peça também exige comprometimento e dedicação. São vários dias e horas de ensaio, isso desenvolve a capacidade de organização e senso de responsabilidade;
Felicidade
Não há nada mais gostoso do que fazer novas amizades, a aproximação e a afetividade entre os alunos durante o processo criativo vão além das aulas, podendo se transformar em vínculos de amizades para uma vida inteira.
Neste estágio o aluno é experimentado com jogos e exercícios específicos para a criação de personagens a partir de técnicas e sistemas de estudos para o ator desenvolvidos por grandes teatrólogos do teatro mundial como Constantin Stanislavski e outros que a partir de seu método criaram técnicas próprias, Jerzy Grotowski, Meyerhold, Sanford Meisner, Antonin Artaud entre outros. A grade teórico/prático deste curso permitirá aos alunos conhecer a história de cada um destes grandes mestres do teatro mundial e principalmente, poderão conhecer e experimentar estes métodos/técnicas em seus exercícios de criação. O curso Avançado é o degrau seguinte do curso livre de teatro, neste estágio o aluno caminha na direção de construir uma disciplina própria, através de técnicas de palco que lhe permitirá autonomia na criação de seus personagens e em paralelo uma bagagem de experimentos que lhes será muito útil em suas experiências, tanto no teatro quanto em qualquer outra escolha profissional que queira seguir.
O Curso de Dança Contemporânea, consiste no desenvolvimento da percepção corporal através de ciclos de estudos, a partir da reeducação do movimento, ampliando o desenvolvimento corporal em suas habilidades e capacidades motoras. As atividades práticas trabalharam estudos através de técnicas de Dança Contemporânea, como: Níveis, Direções, Ações Corporais, Performance, Porto e Volante e Acrobacias e também trabalhar algumas técnicas da Dança Moderna para complemento metodológico.
TURMAS E HORÁRIOS:
Segundas e sextas: das 13h:30 às 15h:30
Início das aulas: 14/05
Dança de Salão:
O Curso de Dança de Salão, consiste em trabalhar o bem-estar corporal e autonomia na dança, trabalhando o contato socioafetivo entre os participantes, será trabalhado diversos estilos e ritmos, como: Samba de Gafieira, Samba Rock, Salsa, Tango, Sertanejo, Forró, dentre outros estilos.
TURMAS E HORÁRIOS:
As turmas serão formadas mediante a um numero mínimo de alunos
Danças Brasileiras:
O Curso de Danças Brasileiras, consiste em desenvolver técnicas e práticas através da valorização da cultura tradicional brasileiras, buscando estudo de ritmos, como: Boi-Bumbá, Maracatu, Jongo, Coco Pernambucano, Ciranda, Cavalo Marinho, dentre outros diversos ritmos da cultura popular e tradicional brasileira.
TURMAS E HORÁRIOS:
As turmas serão formadas mediante a um numero mínimo de alunos
A primeira infância (0 a 6 anos), é uma etapa de extrema importância para o desenvolvimento de todas as crianças, nesta etapa, a criança constrói a base de todo o seu conhecimento, desde o crescimento físico, ao amadurecimento e desenvolvimento do cérebro. Nesta perspectiva, o projeto TEATRO DE BRINCAR, irá contribuir e estimular novas sinapses cerebrais, proporcionando experiências diferenciadas de aprendizado, desde a aquisição, afinação e consciência de novos movimentos corporais ao desenvolvimento e aquisição de outras possibilidades de expressão. O jogo teatral em geral, desenvolve a capacidade de aprendizado, facilita a iniciação social e afetiva entre a criança e seus pares, estimula o desenvolvimento da criatividade, e abre novos canais de comunicação verbal e não verbal. Todo o curso é aplicado através de experiência lúdicas, jogos e brincadeiras com foco no estímulo da comunicação expressiva e criativa, através de vivencias coletivas que a criança levará para todas as outras etapas de sua vida.
Obs.: Os dias e horários das aulas das novas turmas serão montados a partir da formação das turmas após inscrição dos interessados ao final das aulas experimentais.
A Cia Ática em parceria com o Teatro ASPRO e a M Mais Consultoria Projetos e Produções, abrem inscrições para novas turmas de Teatro e Dança. O projeto oferece 4 cursos com duração de 12 meses e mostra cultural de conclusão dos cursos.
Finalização com mostra cultural aberta ao público em junho 2019.
Duração dos Cursos: 12 meses
Certificado de participação por módulo (trimestral)
CURRÍCULO RESUMIDO DOS PROFESSORES
Professor de Teatro e Coordenação Artística dos Cursos
MESSIAS CARVALHO
ATOR/DIRETOR/DRAMATURGO/ARTE-EDUCADOR
Iniciou sua caminhada profissional em 1998, com atuações por importantes grupos do cenário teatral paulista. Em 2009 junto as atrizes Mirela Pizani e Ana Almeida fundou a Cia Ática, onde atua como diretor artístico, ator e dramaturgo. Como ator está no elenco dos espetáculos “Crime e Castigo” de Fiódor Dostoiévski – Direção de Raúl Rodrigues da Silva, “o som das cartas” de Guy de Maupassant, com direção de Ana Almeida, e também na direção do infantil “A Fábula Desencantada” todos em repertório da Cia Ática. Atualmente está em processo de direção do espetáculo “Nada de Dois” de Pedro Mexia com estreia prevista para novembro de 2018. Iniciou seu trabalho como arte-educador em 2002 com oficinas de teatro para crianças e adolescentes em Associações e escolas particulares. Em 2015 recebeu o Prêmio Internacional Simón Bolívar – Premio Al Ascenso De Una Trayectoria – por seu engajamento na difusão do teatro Sul Americano. Como ator participou de festivais nacionais e internacionais de teatro com nomeações e prêmios em diversos deles.
Professora de Teatro
LUA MORKAY
Atriz baiana, professora de teatro, pesquisadora e multi-instrumentista. É Formada em Licenciatura Plena em Artes Cênicas pelo Departamento de Teatro da Universidade Federal de Sergipe. No cinema, fez parceria com o premiado cineasta sergipano Marlon Delano, participou do Festival Ibero-Americano de Cinema de Sergipe (2011), fez intercambio com o Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia. Atualmente, residindo em São Paulo, é Artista Orientadora no Programa Vocacional Teatro da Secretaria de Cultura de SP e orienta grupos de artistas na Zona Sul, no CEU Navegantes. É pesquisadora da área da Pedagogia do Teatro, vinculada ao Grupo de Pesquisa “Epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas”, na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, sob orientação do Prof. Dr. Dante Galeffi e Profa. Dra. Urania Maia.
Professor de Dança
RENAN MARANGONI
DANÇARINO, COREÓGRAFO, ARTE EDUCADOR E ATOR, ARTISTA DA DANÇA E TEATRO
Formado no Curso de Educação Física em Licenciatura pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro e pelo curso Técnico de Dança pela ETEC de Artes-SP é pesquisador da Dança-Teatro. Atualmente é diretor e coreógrafo do Grupo Corpo Molde, oficineiro de Dança da Associação Maria Flos Carmeli- Irmã Derly Fabres pelo projeto do FUMCAD, “Cultura e Integração Caminho das Artes”, atendendo crianças e adolescentes em questão de vulnerabilidade social, ministrando aulas construtivistas em dança e oficineiro de Dança de Salão no SASF- Bela Vista. Iniciou seus estudos em 2008 pelo Projeto Vocacional Teatro, onde foi orientado por Ingrid Kiffer, Sérgio Puppo e Eric Nowinski, em diversos processos de criação e experimentações, onde conheceu a dança no ano de 2010, pelo Projeto Vocacional Dança, onde foi orientado por Mariana Duarte, Lucimeire Monteiro, Luana Araujo e Adriana Macul, em montagens de Dança-Teatro, além de pesquisas voltadas para Dança Contemporânea, Danças Brasileiras, Dança de Salão e Dança Aérea. No ano de 2014 foi assistente de direção da artista performance, Carolina Nóbrega no Coletivo Limiar de Dança Contemporânea, auxiliando nos processos de criação do coletivo. Em 2011, conheceu o Núcleo de Dança Pélagos, projeto de formação de jovens dançantes, dirigido por Rubens Oliveira Martins, ex-bailarino do diretor Ivaldo Bertazzo, onde aprofundou seus estudos em uma formação artística mais aprofundada em montagens de espetáculos, tendo aulas complementares de: Ballet Clássico Método Royal, Danças Tradicionais Brasileiras, Teatro Físico, Fisioterapia, Jazz, Contemporâneo, Dança Afro e Africana, Técnicas de Palco, Canto, Dança Indiana, Interpretação, Capoeira e o Método da Reeducação do Movimento. Trabalhou como intérprete-criador nos três espetáculos do Núcleo: “Volúpia”, “Garimpo” e “Y KHYSSA”. Foi Integrante do o Grupo Quereres de Teatro, trabalhou como intérprete no espetáculo “Mas.. Ele me Ama”, dirigido por Marcelo Peixoto, ator e sexólogo, do qual foi um Fundadores da Escola Macunaíma. Ambos os Grupos parceiros da ONG Projeto Arrastão localizada no Campo Limpo. Ao decorrer do ano de 2012, iniciou seus estudos na ETEC de Artes-SP, em Formação Técnica em Dança, tendo como conteúdo: Dança Clássica, Danças Étnicas Estudo específico de Flamenco, Danças Urbanas, estudos de Ética em Dança, Análise e Crítica em Dança, História da Dança, Dança Contemporânea Técnica a partir dos fundamentos Bartenieff e estudos a partir da Técnica de Willian Forsythe, Dança Moderna Técnica e Estudos: Martha Graham e Laban, Danças Brasileiras, Dança de Salão, Estudos de Fisiologia e Cinesiologia, Percepção Corporal Técnica Klauss Vianna, além de Produção e Montagem de Espetáculo Dança, Produção, Maquiagem, Cenário e Figurino.
Oficineiro Voluntário na ONG Movimento Comunitário Estrela Nova espaço do qual se tornou um grande parceiro, onde trabalhou com formação de jovens do CJ (Centro para Juventude), em estudos de Dança-Teatro, fornecendo o conhecimento de Percepção Corporal, Reorganização Postural, Reeducação do Movimento e Estudos Coreográficos, assim promovendo 3 processos de pesquisa que visam o diálogo do corpo com a identidade buscada pelo jovem, através das Danças Brasileiras e da Dança Contemporânea, formalizando a conscientização corporal e entendimento de sua busca.
Realizou também oficinas para as crianças e adolescentes do CCA (Centro de Crianças e Adolescentes), da ONG Movimento Comunitário Estrela Nova e do Projeto Arrastão, do qual promoveu pesquisas corporais através das Danças Urbanas, Brasileiras, Linguagens Cênica e Contemporâneo.
Atualmente, diretor e coreógrafo do Grupo Corpo Molde, aprofunda seus estudos focado na Técnica de Dança-Teatro, em formação de jovens dançantes e produtores culturais, onde produziu seu primeiro espetáculo em 2014, que leva o nome “SAGA | TIBA”, onde o espetáculo discute e é em prol ao desaparecimento de pessoas no Brasil. No ano de 2015 foi contemplado pelo Edital VAI-I 2015, com o Projeto “Expansão Corpo Molde”, visando a continuidade do programa de formação de jovens dançantes, programa de oficinas, trocas processos, circulação do primeiro espetáculo do Grupo Corpo Molde, montagem do seu segundo espetáculo “DITOLINHADURA”, abordando a Ditadura Militar Brasileira, retratando corporalmente o estado político e visão social debatendo a violência na periferia realizando diversas parcerias ao decorrer do desenvolvimento do projeto, em 2016 foi contemplado pelo Edital VAI-II com o Projeto “Ausência”, contemplando a montagem do espetáculo “Ausência” e do Documentário “MOVEMENT” abordando a Arte e a Performance, em 2017 criou o seu primeiro espetáculo infantil “Bambaquerê”, abordando o desenvolvimento infantil entre jogos e brincadeiras em parceria com a Escola da Cidade.
JAQUELINE PAIXÃO
Professora de Teatro/Atriz
Atriz, arte-educadora licenciada em teatro pela Universidade Federal de Sergipe. Realizou experimentações no âmbito artístico, no projeto “CultPop”, acerca dos objetos espetaculares da cultura popular considerando a sua diversidade e suas possibilidades de criações artísticas e pedagógicas. Na Secretaria Municipal de educação de Sergipe atuou como professora de teatro em várias escolas do município. Foi colunista do Jornal “Gazeta” e do jornal “O Sergipano”. Participou do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia através de experimentos acerca do teatro visual conduzido pela companhia Chapitô (Portugal). Na cena Sergipana atuou em vários espetáculos. Atualmente é integrante da Cia Atica de teatro, no elenco do espetáculo “o som das cartas”, e diretora do núcleo socioeducativo Nsª Senhora do Carmo.